quinta-feira, 24 de novembro de 2011

SUPER WORKSTATION UNGER VULCANO GS6300 - PARTE 3

Bom , agora na terceira e talvez a ultima parte da postagem , devo encerrar esse topico .

A maquina agora já está montada e funcionando .

A base do projeto  foi uma ASUS SaberTooth, a mais bem equipada placa para soquete AM3+ do mercado . Podem falar que as gigabyte são melhores ou as proprias Crosshair, mas se for ver , ela até tem mais slots PCIe, mas a SaberTooth, tem duas cpontroladoras de disco, chipset AMD 990fx e já está ´reárada para a nova tecnologia/plataforma Bulldozer nda AMD.

The Ultimate Force - Nova linha de hardware da ASUS


Essa nova linha de hardware tambem chamada de TUF, é composta por componentes desenvolvidos sob especificações dos componentes para uso militar e/ou constante. Desenvolvida para funcionar em modo 24x7, nunca pára, tais como as que uso em meus computadores.  Eles inclusive vão, se não acabar a energia e ficar mais tempo que os no break deles pode aguentar, completar 17 meses de funcionamento initerrupto no proximo dia 30.  Para efeito de computadores, se considera uma interrupção, suficientepara parar de contar, as que duram mais de 5 minutos de maquina totalmente parada, porque ai os componentes internos saem da temperatura que a gente chama de Ponto Quiescente. Uma vez que a temperatura é o item mais relevante, ele então é o ponto de contagem de tempo.

É claro que muitos boots foram dados nesse período, mais porque softwares foram instalados ou desinstalados, e as famigeradas atualizações da Micro$oft. 

Aqui está a placa mãe :



A ASUS Saber|Tooth












Fig 20 - Detalhes dos Slots PCIe X16
Asus Sabertooth 990FX Placa mãe projetada pra plataforma AM3+ equipada com chipset 990 FX e Southbridge SB950 capaz de trabalhar com até quatro placas gráficas, fabricada com componentes altamente duráveis e de qualidade para oferecer máximo desempenho e estabilidade ao computador. Esta belesinha tem muito a oferecer em ternos de desempenho . Tem duas controladoras SATA, uma para até 6 discos SATA3 6Gb/s e outra J micron para mais dois , atém de duas portas e-SATA, uma na frente do gabinete e outra atraz, e ainda mais uma Power e-SATA, ou seja ela é capaz de alimentar um disco externo .

Seguem mais detalhes :

- Fabricante: ASUS
- Modelo: SABERTOOTH 990FX

- Socket: AM3

- Processador: AMD AM3 + FX / Phenom II / Athlon II / Sempron 100 Series
- Suporta AM3 + CPU de 32 nm
- Suporta CPU de até 8 núcleos
- Suporta CPU até 140 W
- AMD Cool 'n' Quiet Technology

- Chipset: AMD 990FX/SB950

- Memória:
- 4 x DIMM, máx. 16 GB, DDR3 1866/1600/1333/1066 Hz ECC ECC, Non-ECC, Un-buffered Memory
- Arquitetura de memória Dual Channel

- Slots de Expansão:
- 3 x PCIe 2.0 x16 (dual x16 or x16, x8, x8)
- 1 x PCIe 2.0 x16 (x4 mode, black)
- 1 x PCIe 2.0 x1
- 1 x PCI

- Dispositivos de armazenamento:
- SATA 6Gb/s: 6
- RAID SATA: 0/1/5/10
- JMicron® JMB362 controller : - 2 x SATA 3Gb/s port(s), black- 1 x Power eSATA 3Gb/s port(s), green- 1 x eSATA 3Gb/s port(s), red
- Áudio integrado:
- Chipset Áudio: ALC 892 8-Channel High Definition Audio CODEC
- Canais de Áudio: 8 canais

- LAN onboard:
- Chipset LAN: Realtek 8111E
- Velocidade máxima da LAN: 10/100/1000 Mbps

- Painel Traseiro:
- 1 x PS/2 keyboard/mouse combo port(s)
- 1 x eSATA 3Gb/s
- 1 x Power eSATA 3Gb/s
- 1 x IEEE 1394a
- 1 x LAN (RJ45) port(s)
- 2 x USB 3.0
- 10 x USB 2.0
- 1 x Optical S/PDIF out
- 6 x Audio jack(s)

- Aspectos Físicos:
- Modelo: ATX
- Dimensões: 30,5 cm x 24,4 centímetros
- Alimentação: 24 Pinos

- Garantia: 12 meses
 

Segue um review bem completo sobre a placa , rerirado do site Techpowerup, publicado no site www.gamevidio.com

Asus Sabertooth 990FX

por THIAGOXT, fonte Techpowerup, data 18 Mai (7 meses atrás) editar remover


Asus Sabertooth 990FX Placa mãe projetada pra plataforma AM3+ equipada com chipset 990 FX e Southbridge SB950 capaz de trabalhar com até quatro placas gráficas, mantendo o esquema de cores dos outros membros do TUF-série e componentes altamente duráveis.
imagem


imagem

imagem

A Sabertooth possui 10 fases VRM Digi+, slots DDR3 DIMM que suportam dual-Channel DDR3-1866 MHz, HyperTransport 3,1, quatro slots PCI-Express 2.0 X16 trabalhando em x16/x4/x8/x8, x16/x4/x16/NC, um slot PCI e um slot PCI 1x, seis SATA 6Gb/s internos com suporte para RAID, dois SATA 3Gb/s internos, uma Power-eSATA/USB e uma eSATA normal no painel traseiro.
Outros recursos de conectividade incluem 8.2 canais de áudio HD Realtek ALC892  com saída SPDIF óptica, uma conexão Gigabit Ethernet, quatro portas USB 3.0 (duas traseiras, duas de cabeçalho),portas USB 2.0 e Firewire. A Sabertooth possui também alguns recursos exclusivos da ASUS como o UEFI BIOS com EZMode, MemOK e dissipadores de calor Ceram! X e etc, etc, etc ...
imagem

imagem



Faltando ainda cerca de um mês para a AMD lançar os seus primeiros processadores baseados na arquitetura Bulldozer, os processadores da série FX (Zambeze),e com uma certa concorrência acirrada entre os fabricantes de placas-mãe (7 chaves nos NDA de mobos) uma das primeiras revelações sobre a nova plataforma acabou caindo na WEB, inclusive com direito a fotos.
A verdae, é que estamos muito aquém de saber o seu desempenho real, mas cogitam-se as boas ou ‘mãs’ linguas que os novos processadores serão capazes de mandar os SB da Intel em até 30% ao que se refere em processamento gráfico, porém parece (segundo estas línguas) que a AMD ainda não encontro o sucesso dos processadores, sendo que devem ficar bastante distante na questão de processamento matemático. Bom, vamos ao que interessa, abaixo as fotografias da motherboards Asus Sabertooth 990FX que vazou.
Vista abaixo nas várias fotos, a nova motherboard faz uso do chipset AMD 990FX/SB950, apresentando suporte para processadores AMD AM3 +, um circuito de alimentação DIGI+ com 8 +2  fases, suporte para as tecnologias TPU e EPU,  e ainda a utilização de componentes TUF. Em adição, a motherboard da Asus apresenta suporte para a tecnologia MemOK!, que assegura a compatibilidade da memória no início do sistema, protecção para ESD (descarga eletrostática), além do monitor térmico que monitora as temperaturas em tempo real e ajusta a velocidade das ventoinhas de acordo com definido ou pré-ajustado.





É claro que não são muitos computadores que poderão contar com essa placa neles, porque a ASUS já definiu um volume de produção pequeno para marter sua exclusividade . Mas esse aqui ficou valente . No indice de desempenho do Windows 7 que vai até 7.8, essa maquina atingiu 7.6.

Na proxima oportunidade , tem mais . Vou falar da adaptadora de vídeo EVGA GTX460.

Abraços a todos .

Nenhum comentário: