domingo, 20 de novembro de 2011

SUPER WORKSTATION UNGER VULCANO GS6300 - PARTE 2

Bom , como ia dizendo ,  essa maquina vai contar com um disco de boot de 320 GBytes, mais um Array de 4 discos de 500 Gbytes.

Bom essa é uma brincadeirinha que sai caro . Se essa super máquina fosse para um gamer por exemplo , a disponibilidade de discos não seria uma preocupação, pois nesse mercado precisa-se de alto poder de processamento de video e audio , e não de processamento central ou discos .

Assim bastaria um processador de 3 ou 4 nucleos, mas uma placa de video o dobro da que será usada aqui em processamento bruto, ou seja uma GTX560, 570, 580 ou a monstra dual core GTX590, com 1024 nucleos CUDA, que é na verdade duas 580 em um unico chassi .


FIG. 11 ) Os Hitachi DeskStar 500G

Esse bruto, concebido pra funcionar initerruptamente 24x7, é simplesmente o melhor HD já fabricado . Este é o disco padrão dos servidores High Volume da BULL Systèmes francesa onde trabalhei. Com essa tormenta que aconreceu na Tailandia, metade do mundo vai ficar sem HDs até depois do natal . Só a Western Digital , perdeu uma fábrica e um galpão com 600 mil unidades .
FIG. 12 ) Os Hitachi DeskStar 500G Série 7250
Quando estava procurando discos pra comprar pra essa maquina , que eu vi o preço que estavam pedindo eu ainda confirmei direitinho , porque esse é um HDS7250, e essa série é a bruta. A série domestica, de baixo custo, ou para desktops comuns, é a HDS7100; São discos equivalentes aos Seagate  Samsungs WD e etc, em desempenho, performance e preço . A 7250 é uma linha profissional presente apenas em servidores como IBM, BULL, ou Fujutsu . Fiquei um tempão só olhando pra eles .

FIG. 13) Parafusos dos Disk Cages

16 parafusos depois temos os disc cages removidos do gabinete.

Fig 14 - disc cages removidoss
Em cada um deles é possivel a instalação de 4 unidades, com refrigeração forçada, via a ventoinha frontal
Fig. 15 - Vista do Gabinete sem os disc cages














Este tipo de gabinete , pode ser usado também com
aquelas gavetas de HD que se pode remover do computador, do tipo Hot-Swap, por isso ele é asssim mais largo, porque essas gavetas são do tamamnho de uma unidade padrão de CD/DVD/BLURAY .
Sobre os discos :
  • Padrão :  SATA - Capacidade :  500GB - Taxa de Transferência :  300MB/s RPM :  7200rpm - Configuration Interface SATA 3Gb/s   Max. areal density (Gbits/sq. in.)167.6
  • Performance : Rotational speed (RPM) 7200 - Media transfer rate (Mbits/s, max) 1889 Interface transfer rate (MB/s, max) 300
  • Reliability : Error rate (non-recoverable, bits read) : 1 in 1214
  • Load/unload cycles (at 40¢ª C) : 300,000  -  Availability (hrs/day x days/wk) : 24x7
  • Acoustics : Idle (Bels, typical) - 2.4 - Power Idle (W) - 4.4
  • Environmental (operating) : Ambient temperature 0o to 60o C - Relative humidity (non-condensing)  8% to 90%
  • Shock (half-sine wave)  70  Vibration, random (G RMS 5 to 500 Hz) 0.67 (XYZ)
  • Environmental (non-operating) Ambient temperature -40o to 70o C
  • Relative humidity (non-condensing) 5% to 95%  -  Shock (half-sine wave, G (2ms)) 350
  • Vibration, random (G RMS 2 to 200 Hz) 1.04 (XYZ)

Bom, eun tinha falado lá em cima , que essa era uma brincadeira que sairia cara, porque se voce instala ums unidade só de 2 TB, ela custa una 10% mais cara que uma unica unidade de 500GB por exemplo.
Numa maquina de baixo custo, essa seria a opção , assim como a do gabitete, do cooler, mas nesse nivel de performance e disponibilidade que queremos, temos que projetar a maquina visando reduzir ou eliminar os gargalos nos diferentes módulos da maquina . Com os discos não é diferente. Uma unica unidade, tem seu nível máximo de disponibilidade algumas veses superado quando em execução uma suite de edição como a CS5.5 , isso se traduz em um gargalo, ou seja o computador fica parado esperando o disco terminar de ler ou escrever os dados.

Quando se implementa o RAID, o sistema fragmenta os dados e cada unidade apenas tem que lidar com uma parte menor de cada dado , e com issoo tempo gasto nessa atividade é menor. Em termos praticos, podemos dizer que dois discos em raid 0 significa uma unidade com cerca de 4,5 vezes o desempenho normal.
Bom, depois continuo. vou dormir !

Nenhum comentário: