domingo, 13 de novembro de 2011

SUPER WORKSTATION UNGER VULCANO GS6300

Um cliente me encomendou uma maquina pra edição .Ela está em processo de montagem . Chegou o gabinete.
Um Sentey Vulcano Blue GS6300

 FIG. 1) Vista do gabinete. lado direito, lateral que suporta a placa mãe .
Vemos também mais dois ventiladores de 14 Cm, 60CFM, (Cubic Feet per Minute) em cada compartimento de discos, ou seja  a quantidade de ar que a ventoinha é capaz de mover em Pes Cúbicos por minuto.
Um pé cubico por minuto equivale a cerca de 1000 litros de ar. Esse ar todo é insuflado para dentro do gabinete, passa pelas unidades de disco, (4, em cada compartimento ) e é retirado pelo exaustor superior e pelo trazeiro.





FIG. 2 )  Vista da fonte já instalada, uma XFX CORE POWER 850W reais, 90% eficiencia, Bronze Eficciency level . 

 FIG. 3)Detalhe fonte XFX Core Power Pro 850 W- Lateral Interna


  FIG. 4) Detalhe fonte, e do ventilador adicional de 58CFM virado para insuflamento também , tomando ar externo , via o espaço sob o gabinete.

Abaixo o Switch Principal, e o soquete  do cabo de alimentação . Esse cabo já veio  no famigerado padrão Brasileiro de tomadas que não tem similar em lugar algum do mundo . Só mesmo para forçar os brasileiros a trocar todas as tomadas da casa.




 FIG. 5) Detalhe exaustor superior. Este exaustor de 22 CM, tem mais de 80CFM de capacidade na rotação máxima. No gabinete tem uma chave para selecionar a velocidade entre , Slow, Medium e High. Se a maquina estiver num ambiente muito quente, pode-se colocar am HIGH para aumentar o fluxo de ar . Em uma maquina nesse nivel , não adianta encher de ventiladores se não houver fluxo de ar constante e de grande volume para se trocar o calor interno, que aqui é importante .
 FIG. 6) Detalhe painel superior. Da direirta para a esquerda, botão de power, duas USB 2, Audio in/ out auxiliar, outra USB 2, botão reset, com proteção contra pressioamento acidental , e tem até uma bandeja para se apoiar um disco externo.
 FIG. 7) Detalhe do leitor de cartões. Atualmente, sem os leitores de disquete 3,5", os fabricantes aproveitaram o não uso do espaço nos gabinetes,criaram esses leitores.
Cartões padrão SONY ( MS/MSDuo) SD ou MMC, XD , T-Flash, Compact Flash ,( ex.: Canon 5D, 7D ) e ainda outra porta USB 2.
O bom desse leitor da COMTAC, que todas os soquetes / portas podem ser usadas simultaneamente. Como ele usa dois canais USB simultaneamente, ele faz trunk interno e trabalha a 800 Mbits.
 FIG. 8) Vista do gabinete, já com as unidades de DVD e BluRay instalados, bem como a grade frontal. Esse gabinete não é o maior existente no mercado!
Tem coisa maior ainda,  tipo uns 15 cm mais altos ainda e ainda um pouco mais largos .

Abaixo, os paineis fontais dos LG H22N Sata2 300 Mbits DVD e do WH12LS38 Sata2/3 300/600 Mbits BluRay, recorder.

Ambos lidam com o DVD comum em leitura e escrita, mas por uma questão de custo, o DVD hoje na faixa de 90 reais a unidade , é ainda é muito mais utilizado e de reparo mais em conta do que os quase 400 reais nescessários para o BluRay. Atualmente tudo é em DVD. Segundo o Gartner Group, o BluRay só estará no patmar de custo e popularidade do DVD depois de 2014, meados de 2015 . Mas , já temos demandas profiissionais de deliver em BluRay, Full HD / 2K, daí a presença da nova unidade nessa maquina .



 FIG. 9) Detalhe Drives DVD/ BluRay...




Neste monstro, será instalada uma placa mãe ASUS SABERTOOTH 990FX, ou seja a mais elaborada e profissional das placas para AMD Phenom II-X6, Soquete AM3 do mercado . Esta placa tem o Chipset Top de linha da AMD o 990 FX já preparadopara 8 cores/16 Threads que estará disponivel ano que vem com a nova tecnologia Buldozer , que a AMD desenvolveu para seus processadores .

Com a frequencia padão de 3.6 Ghz, os novos Buldozer / Zambezi , já herdaram a evoução No Temp Bug, dos Opteron C33/G34. Assim, como poderão lidar muito melhor com a temperatura , nas duas extremidades, tanto nas mais baixas , como nas mais altas . O TEMP BUG é um problema que se traduz no seguinte : Está tão frio ao redor dos componentes, que eles não ligam e vão funcionasndo até queimar por exesso de temperatura .

Nesse novo release do núcleo, a AMD resolveu esse problema . Mesmo tão baixa como 180 º negativos a tão quente até 95º, eles funcionam. a 95º se desliga imediatemente. Também outra feature, esta herdada do nucleo Thuban, foi a possibilidade de operação sem riscos ou degradação do processador a niveis mais elevados de overclock, desde que bem ventilados. É o chamado Black Edition, com tranca de overclock desligada.
Com o cooler original , o processador  com nucleo Buldozer , pode trabalhar a 4 GHZ, e bem ventilado com um cooler metálico com 5 ou 6 heat pipes, pode chegar s 4.6 Ghz e refrigerado a água pode ficar em 5,6Ghz. O nucleo Thuban, representado pelos atuais Phenon II X6 1090 e 1100T , podem da mesma forma, trabalhar a 3.6Ghz com cooler original, 4.3Ghz com coolers de 4 a 6 heatpipes e 4.6 a 4.8 GHZ refrigerado a agua .

No caso desta workstation que se valerá de um Phenon II (Thuban) 1100T , este será resfriado pelo competente  COOLER MASTER Hyper N520, de 6 HeatPipes de 6mm² e que resultará em 4,3GHZ de velocidade padrão com segurança .


FIG. 10) O COOLER MASTER HYPER N520.



Talhado para trabalho pesado , os 6 pipes garantem uma transferencia de mais de 600 joules/hora de trabalho .


 FIG. 11) Fluxo de ar forçado nas aletas por inflação e exaustão, para evitar resistencia térmica de superficie, efeito semelhante a resistencia superficial de liquidos .

FIG. 12) vista do outro lado , com os conectores dos ventiladores instalados e o cabo Y de alimentação idem e já pregado na carcaça .

Dados tecnicos :
Dimensões : 122,35x102.5x141mm
Peso : 680g
Dissipador : 115x62,5x141 mm
Base de cobre, contato direto
6 Tubos
1890 RPM cada ventilador
Sistema Push Pull
48.8 CFM fuxo de ar
Pressão de ar do ventilador
3.24 mmH²O
Duração 70000 horas (+- 7,9 anos de uso 24h/dia)  .

Ess maquina aonda vai contar com um Array de 4 discos de 500 Giga , que é infinitamente melhor que ter um disco só de 2 tera, mas custa 3 veses mais, placa de video com CUDA, memorias Hyper ...


Mais isso tudo é uma outra história , uma outra postagem .

Nenhum comentário: